O Técnico ou Tecnólogo em Radiologia é o profissional da área da saúde que realiza exames radiológicos, ou seja, que produz imagens internas do corpo humano através de uma máquina de raios-x convencional ou digital, com o objetivo de diagnosticar problemas ou avaliar as condições do paciente.
Suas funções compreendem a preparação, a programação e a operação do sistema de imagens, a preparação do paciente e, muitas vezes, a produção de um relatório descritivo preliminar. Cabe também a esse profissional garantir a segurança do paciente e da equipe de exames, uma vez que a radiação emitida pela máquina é prejudicial a saúde humana.
Para ser um técnico ou tecnólogo em radiologia é necessário que o profissional se identifique com as ciências biológicas. Outras características interessantes são:
• Responsabilidade;
• Autocontrole;
• Capacidade de observação;
• Capacidade de organização;
• Metodologia;
• Capacidade de trabalhar em equipe;
• Dinamismo;
• Agilidade;
• Ser cuidadoso;
As principais atividades desses profissionais é a capacidade de preparar todo ambiente para o paciente e obtenção de uma imagem radiográfica de padrão satisfatório, operando com conhecimento e destreza todo material necessário para a realização de um exame radiológico.
As técnicas de diagnóstico por imagem constituem uma das práticas mais importantes do diagnóstico em saúde.
A correta aplicação das técnicas radiológicas exige de seus executores conhecimento de anatomia humana, física radiológica, dos princípios de posicionamento e do domínio operacional dos equipamentos e acessórios utilizados.
O profissional deve analisar a radiografia feita antes de enviar ao médico sobre ponto de vista técnico para identificar possíveis erros na realização do exame e jamais repassar qualquer sugestão clínica ou patologia ao paciente.
Um bom conhecimento de terminologia radiográfica e a terminologia utilizada na área da saúde se fazem necessárias, uma vez que o mesmo em alguns casos como pacientes ambulatoriais irão realizar uma breve anamnese do paciente, ou seja, preparar um pequeno relatório descritivo preliminar para auxiliar o médico na análise do exame de imagem.
O mercado de trabalho para o profissional da radiologia é amplo, e cresce na medida em que cresce a preocupação com a saúde e com o bem-estar. Para os trabalhadores do setor público, a evolução na profissão segue os parâmetros legais e critérios como, entre outros, a avaliação de qualidade e tempo de serviço, pois nesse caso, o profissional se enquadra na categoria de Técnico de Diagnóstico e Imagem. No caso do trabalhador do setor privado, a evolução depende da instituição na qual ele trabalha, e, geralmente, pauta-se pelos rendimentos auferidos.
Este profissional estará apto para atuar em hospitais, clínicas, prontos-socorros e casas de saúde: da rede pública, que são contratados por meio de concurso público, ou na rede privada, laboratórios de radiologia (trabalhando especificamente com exames e resultados), centro de pesquisas técnicas e científicas (trabalha com pesquisas na área de radiologia, elaborando novas técnicas e desenvolvendo as já existentes com o objetivo de aumentar a precisão dos exames) e aeroportos (trabalha juntamente com a segurança do aeroporto e com a polícia na tentativa de barrar o tráfico de drogas e de armas), entre outras áreas de atuação.
0 comentários:
Postar um comentário